Aleluia, os Estaduais acabaram!

Por: Gabriel Tramarin
 @g_tramarin

Não irei novamente criticar os Estaduais, regulamentos ridículo como o do Mineiro que o Cruzeiro precisou apenas empatar dois jogos para ser campeão -sem querer desmerecer, é ridículo-, a longa duração e outras coisas. Sobre tudo isso é simples: Faz um torneio de um mês como a Copa do Mundo e fim, porém não farão isso. Aleluia essa coisa chata acabou com jogos para lá de decantes e sonolentos. Tal, tal tal.

Vou ser breve, falarei apenas 'esboços' dos principais campeonatos.

Paulista - Ituano Ituano campeão
Começo pelo Paulista, com o titulo do Ituano para cima do Santos. Uma coisa que podemos constatar foi o campeonato das equipes pequenas. Vimos Penapolense dificultando a vida de Corinthians, São Paulo e até do próprio time santista. E lógico, o grande campeão, o Ituano também deu muito trabalho, eliminando o Palmeiras. Vimos um clube oportunista e inteligente, conseguindo ganhar um campeonato na base da catimba, calma e na rapidez pelos lados.

Foi o campeonato das equipes do interior e vemos como os grandes paulistas estão ruins. Já constatamos ano passado no Peladão quando depois de muitos anos, as equipes de São Paulo ficaram fora da Libertadores. Concluindo sobre o Paulista, parabéns em especial ao Juninho Paulista pelo trabalho e também ao Doriva.

Mineiro - Cruzeiro Cruzeiro campeão
Como citei acima o regulamento é totalmente ridículo, pois na verdade a partida deveria ir para os pênaltis como em todo torneio normal, mas ok. O Cruzeiro não tem culpa. Vejo que tivemos uma final extremamente equilibrada, pois são duas equipes que estão se destacando e são os únicos brasileiros com chances na Libertadores. E também foi merecido, pois o Cruzeiro foi mais regular, enquanto que o Atlético-MG foi bem, no entanto teve sorte do nível técnico do Mineiro ser horrível.

Gaúcho - Internacional Inter campeão
E no Sul vemos o Inter campeão goleando o Grêmio sem problemas algum. Pode-se usar também a desculpa da Libertadores e acho inválida, pois na própria Liberta os gremistas tiveram dificuldades como por exemplo diante do Nacional-URU nos dois jogos só para esboçar, além de ter um ataque totalmente sem pontaria. O Inter vem se recuperando da péssima temporada, com um time mais rápido e o dedo de Abel Braga. Grêmio não é ruim, só que é irregular e fácil de ser batido na velocidade.

Carioca - Flamengo Flamengo campeão
Sim, o gol do título do Flamengo estava escandalosamente impedido. Nesse caso o Flamengo não fez tanto por merecer - nem digo pelo gol impedido -, pois o Vasco foi superior, anulando bem os rubro-negros. Felipe Bastos e Pedro Ken vem fazendo um papel fundamental, além de Douglas ser mais lento como sabemos, está bem. O Fla para mim mostra que ás vezes a tradição prevalece. E foi isso: o Flamengo é especialista em Campeonato Cariocas, de longe e sem dúvidas.

Tivemos outras decisões e nem vou falar de todas pois ninguém irá ler tudo. Que venha o Brasileirão e que seja melhor do que a pelada que foi o de 2013.

É isso leitores valeu a todos e forte abraço!

Gabriel Tramarin

Comentários

 
▲ Topo